São Guilherme de Bourges - Bispo e Confessor - 10 de janeiro

Deus Pai, te pedimos, por intercessão de São Guilherme, a constância da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, neste mundo que nos oferece muitos caminhos. Te pedimos, igualmente, a sabedoria para reconhecer os caminhos que nos distanciam de Seu Filho, para deles nos afastarmos. Pedimos, também, a graça de nos retirarmos em oração, seguindo o exemplo de São Guilherme, para estarmos mais perto de Ti, e para alcançarmos a santidade. Amém.


São Guilherme era filho dos condes de Nervers e neto de Pedro, o eremita (monge francês principal pregador da Primeira Cruzada), de educação muito religiosa desde criança mostrou ter vocação para seguir aos ensinamentos de Cristo.

Reconhecidamente de extrema piedade e compaixão para com os pobres foi nomeado vigário de Soissons e em seguida de Paris, mas seguindo os passos de Pedro seu avô, decidiu levar uma vida reclusa e contemplativa.

Ingressou no Mosteiro de Gradmont e em seguida na Ordem de Cister. Devido sua espiritualidade e conhecimento tornou-se Abade de Pontigny, de Fontaine-Jean, e em Chaalis.

Em Setembro de 1200 faleceu o Arcebispo de Bourges, para por fim a duvida de quem seria o seu sucessor, Otto bispo de Paris em oração a Deus sorteou o nome de São Guilherme.

Guilherme novo Bispo de Bourges em pouco tempo tornou-se modelo de caridade, amor e justiça. Sua conduta chegou a tão ponto de ser escolhido Patrono da Universidade de Paris e da própria França.

Combateu através das orações a heresia dos albigenses, que pregavam uma doutrina contrária à do cristianismo. Autorizado por Inocêncio III resolveu participar das Cruzadas (movimento militar de caráter parcialmente cristão), infelizmente foi acometido de uma grave doença que o levou a óbito em 10 de janeiro de 1209.

Seu corpo foi colocado em uma urna de ouro e sepultura em frente do altar maior da catedral de Bourges. Algumas relíquias foram doadas à abadia de Chaalis e à igreja de São Leodegário em Alvernia. Com a perseguição dos calvinistas elas foram jogadas e dispersadas, mas em seguida, recolhidas pela população alverniense, para em 1793, serem novamente dispersadas. Os ugonotas, por sua vez, haviam queimado aquelas remanescentes da catedral de Bourges e de Chaalis e jogado as cinzas ao vento.

Os milagres que se sucederam após a sua morte levaram a sua canonização por Honório III em 17 de maio de 1218. É festejado Liturgicamente no dia 10 de janeiro.

Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica