Pular para o conteúdo principal

Santo Ildefonso - 23 de janeiro

Ao vosso amparo e proteção nos acolhemos Santo Ildefonso, e suplicamos a vossa intercessão para vencermos o pecado e sermos perseverantes na prática do bem. Alcançai-nos o zelo de uma vida, segundo o Evangelho, que seja testemunho de Jesus Cristo e avivai em nós o desejo de crescermos na fé.


Abençoai as crianças e os jovens, os adultos e os idosos. Intercedei pelos doentes e pelos que vivem sozinhos e abandonados. Confortai os tristes e os aflitos e encaminhai os errantes. Fazei regressar os que andam perdidos pela indiferença e pelo pecado. Reconciliai os casais desavindos e iluminai os que atravessam momentos de crise.

Dai aos pais a coragem do bom exemplo e a lucidez cristã nas suas tarefas educativas. Nós vos pedimos o dom da fortaleza para vivermos e testemunharmos a fé, com coerência e sabedoria, no meio das dificuldades que nos rodeiam. Alcançai-nos a graça especial que cada um mais precisa, segundo a vontade de Deus.

A vós, que viveis na glória eterna, pedimos que livreis de todos os males, espirituais e temporais, o povo que vos é dedicado e que nos conserveis na fortaleza da fé, no conforto da esperança, no serviço generoso aos irmãos e no amor de Deus. Santo Ildefonso, guiai os nossos passos pelos caminhos da Eternidade. Amém.

Segundo os escritos foi por intercessão de Nossa Senhora, a pedido de seus pais, que Ildefonso nasceu. Assim, o culto mariano tomou grande parte de sua vida religiosa, ponteada por aparições e outras experiências de religiosidade.

Ildefonso veio ao mundo no dia 08 de dezembro de 607, em Toledo, na Espanha. De família real, que resistiu aos romanos, mas, que se renderam politicamente aos visigodos, foi preparado muito bem para o futuro. Estudou com Santo Isidoro em Sevilha. Depois de fugir para o mosteiro de São Damião nos arredores de Toledo, Ildefonso conseguiu dos pais aprovação para se tornar monge, o que aconteceu no mosteiro próximo de sua cidade natal.

Pouco depois de tornar-se diácono, herdou enorme fortuna devido à morte dos pais. Empregou todas as posses em favor dos pobres e fundou um mosteiro para religiosas. Seu trabalho era tão reconhecido que após a morte do abade de seu mosteiro, foi eleito por unanimidade para sucedê-lo. Em 636 dirigiu o IV Sínodo de Toledo, sendo o responsável pela unificação da liturgia espanhola.

Mais tarde, quando da morte de seu tio e bispo de Toledo, Eugênio II, contra sua vontade foi eleito para o cargo. Chegou a se esconder para não ter que aceitá-lo, sendo convencido pelo rei dos visigodos que o procurou pessoalmente. Depois disso, Ildefonso desempenhou a função com reconhecida e admirada disciplina nos preceitos do cristianismo, a mesma que exigia e obtinha de seus comandados.

Nessa época Ildefonso escreveu uma obra famosa contra os hereges que negavam a virgindade de Maria Santíssima, sustentando que a Mãe de Deus foi Virgem antes, durante e depois do Parto. Exerceu importante influência na Idade Média com seus livros exegéticos, dogmáticos, monásticos e litúrgicos.

Entre suas experiências de religiosidade constam várias aparições. Além de ter visto Nossa Senhora rodeada de virgens, entoando hinos religiosos, recebeu também a "visita" de Santa Leocádia, no dia de sua festa, 09 de dezembro. Ildefonso tentava localizar as relíquias da Santa e esta lhe indicou exatamente o lugar onde seu corpo fora sepultado.

O sábio bispo morreu em 23 de janeiro de 667, sendo enterrado na igreja de Santa Leocádia. Mas, anos depois, com receio da influência que a presença de seus restos mortais representava, os mouros pagãos os transferiram para Zamora, onde ficaram até 888. Somente em 1400 seus despojos foram encontrados sob as ruínas do local e expostos à veneração novamente.

“Todos os benefícios que a sua majestade decretou fazer aos homens, decretou confiá-los às vossas mãos”. (S. Ildefonso - Intercessão de Maria)

Fonte: Edições Paulinas / paroquiastildefonso.com.sapo.pt/
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...