Prefácio do Advento II - Ofício do dia
Cor: Roxo - Ano “A” Mateus
Antífona: Isaias
45,8 - Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo; abra-se a terra, e
brote o Salvador!
Oração do Dia: Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que,
conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por
sua paixão e cruz, à glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo,
vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
Primeira Leitura: Livro do Profeta
Isaías7,10-14
Naqueles dias, o
Senhor falou com Acaz, dizendo: “Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um
sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”.
Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. Disse o profeta: “Ouvi
então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a
incomodar até o meu Deus? Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal: Eis que
uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel. - Palavra do Senhor.
Comentário: A união de dois países, Haram
e Israel do Norte, contra o reino de Judá havia colocado Acaz, o rei judaíta,
numa situação difícil, pois os adversários pretendiam depô-lo do trono e
substituí-lo por um príncipe inimigo. Semelhante acontecimento significaria o
cancelamento de uma promessa feita a Davi, antepassado de Acaz, por intermédio do
profeta Natan (2Sm 7,12-16). Isaías foi ao encontro do rei para lhe assegurar
que a promessa estava em vigor e, portanto, Acaz não perderia o trono. Um sinal
foi oferecido ao rei para assegurá-lo de que a coroa permaneceria com um
descendente dele. Um sinal de Deus, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo,
é um acontecimento que dá ao ser humano a certeza de uma intervenção divina.
Nesse caso, o sinal confirmaria a mensagem de Deus a Acaz por intermédio do profeta.
As esperanças de bem-estar para o reino de Judá dependiam de um sucessor
davídico no trono. Por isso o sinal dado por Deus é o nascimento de um menino,
filho do rei, que herdará o trono. O herdeiro de Acaz foi Ezequias, cujo
nascimento foi um sinal da presença de Deus no meio do povo e da renovação das
promessas feitas a Davi. Contudo, a solenidade do título Emanuel, dado ao
menino pela profecia de Isaías, despertou a fé de que no futuro surgiria outro
descendente de Davi em cuja vida se poderia manifestar completa e
definitivamente a presença de Deus entre o povo. Isaías expressou uma esperança
que chegou à sua plena realização em Cristo. A Igreja primitiva viu no
nascimento de Jesus o pleno cumprimento da profecia sobre o Emanuel. (Aíla
Luzia Pinheiro Andrade)
Salmo: 23,1-2.3-4ab.5-6
(R. 7c e 10b)
O rei da
glória é o Senhor onipotente; abrí as portas para que ele possa entrar!
Ao Senhor pertence
a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque
ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.
“Quem subirá até o
monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e
inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.
Sobre este desce a
bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos
que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face”.
Segunda Leitura: Carta de São Paulo
aos Romanos 1,1-7
Eu, Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação,
escolhido para o Evangelho de Deus, que pelos profetas havia prometido, nas
Sagradas Escrituras e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo
a carne, autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de Santidade
que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, Nosso Senhor. É por ele que
recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à
obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome. Entre esses
povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. A vós
todos, que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da
parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo. -
Palavra do Senhor.
Comentário: Paulo intitula-se como servo
de Cristo, assinalando que está a serviço do evangelho. O Antigo Testamento
emprega a expressão “servo do Senhor” para descrever as grandes figuras da
história da salvação como Abraão (Sl 105,42), Moisés (2Rs 18,12), Josué (Js
2,8) etc. Paulo se situa na mesma linha desses personagens, sublinhando a origem
divina de seu apostolado. Paulo entende seu chamado em continuidade com a
vocação daquelas figuras do Antigo Testamento. Conforme a teologia do Apóstolo,
profetas seriam todos os personagens do Antigo Testamento cujas palavras ele
julgava serem aplicáveis a Cristo. O evangelho proclamado por Paulo faz parte
do propósito eterno de Deus no qual também o Antigo Testamento está incluído.
As promessas divinas no passado se referem a Jesus, filho de Davi na ordem da
descendência natural, mas que possui uma qualidade muito maior a de ser Filho
de Deus. Ao empregar a expressão “Filho de Deus com poder”, Paulo evoca a
relação singular de Jesus com o Pai na história da salvação. Cristo foi
investido no poder de vivificar o ser humano, ou seja, de dar à humanidade a
vida plena, a ressurreição. (Aíla Luzia Pinheiro Andrade)
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 1,18-24
A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe,
estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou
grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não
querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José
pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse:
“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque
ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe
darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo de seus pecados”. Tudo
isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que
a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de
Emanuel, que significa: Deus está conosco”. Quando acordou, José fez como o
anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa. - Palavra da Salvação.
Comentários:
Mateus
descreve o processo do nascimento de Jesus Cristo com ênfase em sua origem
divina. Ao empregar a palavra “gênesis”, termo grego que aqui se traduz por
nascimento (1,18), o evangelista se refere ao começo de algo radicalmente novo,
nunca acontecido antes na história. Em seu relato do nascimento de Jesus,
Mateus estabelece dois fatos de suma importância: “nasceu da virgem Maria” e
“foi concebido pelo poder do Espírito Santo”. Tudo isso em cumprimento da profecia
das Escrituras (1,22). A origem divina se estabelece principalmente por duas
expressões: concebido do Espírito Santo (1,18. 20b) e Emanuel (1,23). A
primeira expressão fala da intervenção e participação direta de Deus na
concepção. É uma intervenção única da parte de Deus na história da humanidade.
Nenhum outro ser nascido de mulher teve tal relação com Deus. Esse menino que
nasceria de Maria seria chamado Emanuel (v. 23), um termo composto que quer
dizer “Deus conosco” (v. 24). Em hebraico, esse título significava que a pessoa
era representante do Senhor, ou seja, que através do Emanuel, Deus estava com o
povo. Jesus Cristo é a revelação suprema de Deus, que agora se apresenta no
meio de seu povo como ser visível, palpável. O nome de Jesus é o mesmo que o de
Josué em hebraico e significa “salvador”. Esse menino será um agente de
salvação, como o foi Josué no passado. Porém, a salvação trazida por Jesus não
se limita a vencer os inimigos externos, como no caso de Josué. Em Jesus, o
povo será salvo de seus pecados e reconduzido a Deus de forma definitiva. Com o
nascimento de Jesus se inicia a era messiânica de salvação na qual se
concentrava a expectativa de todo o Antigo Testamento. A era messiânica começa
com o nascimento de um menino, e nisso consiste a menção ao texto de Isaías.
Jesus realiza a presença de Deus no meio de seu povo de maneira completamente
nova. O dilema de José, para o qual o texto chama a atenção, significa que é
difícil compreender a ação de Deus, mas o justo permanece fiel mesmo quando não
entende os propósitos divinos por trás dos acontecimentos. A presença de Deus
no mundo também depende da colaboração humana. Por meio do sim de José e de
Maria, realiza-se a promessa de Deus feita a Davi e aos seus descendentes
através do profeta Natan (2Sm 7,12-16). (Aíla Luzia Pinheiro Andrade)
A
perícope evangélica da concepção virginal de Jesus tem sido objeto de
controvérsia. As interpretações são desencontradas tanto por desconhecermos
elementos fundamentais para compreendê-la, o que não acontecia com as
comunidades primitivas, quanto por projetarmos nossos preconceitos sobre o
texto bíblico. O Evangelho detém-se na soleira do mistério insondável de Deus,
numa atitude de respeito e reverência, sem se importar com especulações de
caráter anatômico ou fisiológico. Só lhe interessam os elementos
teológico-espirituais deste dado da fé da Igreja. Jesus não entra na história
como resultado do esforço humano de construir a própria salvação. Ele tem sua
origem em Deus, em quem toda a sua existência está alicerçada. Sua origem evoca
o relato da criação, no Gênesis, onde tudo existe pela vontade soberana de
Deus. Jesus, e com ele a salvação da humanidade, é a derradeira obra divina. Jesus
é o dom de Deus a ser acolhido pela humanidade. Torna-se, portanto, inútil
qualquer esforço humano de construir a salvação pelas próprias mãos. O ser
humano só pode salvar-se por obra de Deus. Qualquer outro caminho estará fadado
ao fracasso. A referência ao Espírito Santo aponta para um tipo de ação
inefável e misteriosa de Deus em relação à mãe do Messias. O mesmo Espírito
Santo, instrumento da ação divina desde os primórdios da Criação, fez-se também
presente quando do nascimento do Messias Jesus. A esta força divina é que se
deve sua presença no mundo; (Padre Jaldemir
Vitório/Jesuíta)
Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet
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