Prefácio do Advento II - Ofício do dia
Cor: Roxo - Ano “A” Mateus
Antífona: Isaias
49,13 - Alegrem-se os céus e exulte a terra, porque o Senhor nosso Deus virá e
terá compaixão dos pequeninos.
Oração do Dia: Ó Deus, criador e redentor do gênero humano, quisestes que o
vosso Verbo se encarnasse no seio da Virgem. Sede favorável à nossa súplica,
para que o vosso Filho unigênito, tendo recebido nossa humanidade, nos faça
participar da sua vida divina. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na
unidade do Espírito Santo. Amém!
Primeira Leitura: Livro do Gênesis
49,2.8-10
Naqueles dias, Jacó chamou seus filhos e disse: “Juntai-vos
e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! Judá, teus irmãos te louvarão;
pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, se prostrarão diante de ti os
filhos de teu pai. Judá, filhote de leão: subiste, meu filho, da pilhagem; ele
se agacha e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará? O cetro
não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha
Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos”. - Palavra do Senhor.
Comentário: Com um só e único ato decide
Deus criar a humanidade, e anular com sua ação redentora o débito do pecado por
ela contraído. A ideia de um redentor que virá enche toda a antiga lei. Votos e
desejos do povo hebreu concentram-se nele. Um autor dos primeiros séculos da
érea cristã reassume tal expectativa, afirmando que todo o Antigo Testamento
trazia Jesus Cristo em seu bojo (“Lex Chisto gravida erat”). O patriarca Jacó,
chegado ao fim de seus dias, vê o facho, o cetro do Messias na tribo de Judá e
na descendência de Davi, mas é um cetro que supera as vicissitudes históricas
de um povo, por ser cetro de Deus e uma só coisa com ele. O cetro é sinal de
seu poder, mas sobretudo de seu amor; porque para Deus reinar é servir a seus
servos, feitos seus amigos. (Missal Cotidiano)
Salmo: 71 (72), 1-2.
3-4ab. 7-8. 17 (R. Cf. 7)
Nos seus
dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre
Dai ao Rei vossos
poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele
governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.
Das montanhas venha
a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que
são pobres, os filhos dos humildes salvará.
Nos seus dias a
justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar
estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!
Seja bendito o seu
nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele
abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 1,1-17
Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi,
filho de Abraão. Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus
irmãos. Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom
gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon;
Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed
gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido
mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa
gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão
gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon;
Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na
Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel
gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou
Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou
Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de
Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. Assim, as gerações desde
Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do
exílio na Babilônia até Cristo, catorze. -
Palavra da Salvação.
Comentários:
A
vinda de Jesus ao mundo foi precedida de uma história: a história do povo de
Israel, que tem o seu início com Abraão, desenvolve-se até atingir o seu apogeu
com o Rei Davi, depois entra em declínio até atingir o seu ponto mais baixo com
Josias e o exílio da Babilônia, para depois evoluir até chegar à plenitude dos
tempos com a Jesus, Deus presente e atuante na história dos homens, que vai ser
a realização da promessa a Abraão que nele serão abençoadas todas as nações da
terra e a salvação chega para todos os povos com a libertação do pecado e da
morte e a presença do próprio Deus na vida de todos nós. (CNBB)
A
genealogia de Jesus contém elementos importantes para a correta compreensão de
sua identidade. Seu objetivo é mostrar a inserção de Jesus na história do povo
de Israel e fazer sua presença, na história humana, ligar-se com a longa
história da salvação da humanidade. Jesus, portanto, é apresentado como
verdadeiro homem e não como um ser estranho, vindo do céu, não se sabe bem
como. A sucessão de gerações, que prepara a vinda do Messias Jesus, é um
retrato da humanidade a ser salva por ele. Repassando a lista de nomes,
encontramos gente de todo tipo: piedosos e ímpios, pessoas de comportamento
correto e gente de vida não recomendável, operadores de justiça e indivíduos
sem escrúpulos no trato com os semelhantes, judeus e estrangeiros, homens e
mulheres. Todos eles formam o substrato humano no qual nasceu Jesus. Esta é a
humanidade carente de salvação, para a qual ele foi enviado pelo Pai. Jesus,
porém, é apresentado como dom salvífico do Pai para a humanidade. O fato da
concepção virginal aponta nesta direção. Quando a lista chega em José, diz-se
que ele é o esposo de Maria da qual nasceu Jesus. A sucessão pela linha
masculina é rompida, ficando implícito que o Pai de Jesus é o próprio Deus. Ou
seja, a salvação não é obra do ser humano. Ela é oferecida pelo Pai por meio do
Messias Jesus. (Padre Jaldemir
Vitório/Jesuíta)
SANTO DO DIA: 17 de dezembro
São Lázaro de Betânia
Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet
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