Prefácio do Advento I - Ofício do dia
Cor: Roxo - Ano “A” Mateus
Antífona: Salmo
79,4.2 Vinde, Senhor, que estais acima dos querubins; mostrai-nos a
vossa face e seremos salvos.
Oração do Dia: Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, que desponte em nossos
corações o esplendor da vossa glória, para que, vencidas as trevas do pecado, a
vinda do vosso unigênito revele que somos filhos da luz. Por nosso Senhor Jesus
Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
Primeira Leitura: Livro do
Eclesiástico 48,1-4.9-11
Naqueles dias, o profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra
queimava como uma tocha. Fez vir a fome sobre eles e, no seu zelo, reduziu-os a
pouca gente. Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três
vezes. Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se
de ser semelhante a ti? Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro de
cavalos também de fogo, tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado
para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para conduzir o coração do pai ao
filho, e restabelecer as tribos de Jacó. Felizes os que te viram, e os que
adormeceram na tua amizade! - Palavra do Senhor.
Comentário: Jesus identifica Elias com João
Batista (Mt 17,12), porque é semelhante a missão de ambos e a coragem com que
proclamam a verdade aos poderosos. Um e outro, porém, são a figura do próprio
Jesus, Palavra do Pai. Jesus, profeta incômodo, pagará com a vida a coragem de
ter dito a verdade aos grande do seu povo. De si próprio ele disse: “Vim trazer
fogo à terra e quero que se inflame”. No decurso dos séculos, os mártires e os
santos se inflamaram ao fogo de sua mensagem de salvação, encontrando no
evangelho força para ir de encontro a todo gênero de sofrimento e mesmo da
morte; encontrando naquelas “palavras de vida eterna” coragem para viver em
plenitude a vida própria dos cristãos. O “fogo” continua a arder. A palavra de
Jesus continua a ressoar pela terra, levada por muitos profetas: o papa, os
bispos, os sacerdotes, os catequistas e os pais. Contudo, além dessas tarefas
por assim dizer institucionais, “na Igreja todo fiel é igualmente responsável
pela palavra de Deus”. (Missal Cotidiano)
Salmo: 79 (80), 2ac.3b.
15-16. 18-19 (R.4)
Convertei-nos,
ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!
Ó Pastor de Israel,
prestai ouvidos. Vós que sobre os querubins vos assentais. Despertai vosso
poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!
Voltai-vos para
nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e
protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a e ao rebento que
firmastes!
Pousai a mão sobre
o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos
deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 17,10-13
Ao descerem do monte, os discípulos perguntaram a
Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” Jesus
respondeu: Elias vem e colocará tudo em ordem. Ora, eu vos digo: Elias já veio,
mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram.
Assim também o Filho do Homem há de padecer por eles. Então os discípulos
compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista. - Palavra da Salvação.
Comentários:
O
Profeta Elias foi aquele que, na sua época, lutou contra os profetas de Baal na
tentativa de restabelecer o culto a Javé e reconduzir os corações do povo para
Deus. Assim também era a função de João Batista, que deveria pregar a conversão
para preparar um povo disposto para a vinda de Jesus. Neste sentido, João
Batista realiza a promessa da volta de Elias, que não foi a sua ressurreição ou
reencarnação ou ainda a carruagem de fogo o trouxe de volta do alto, mas o
profetismo segundo o espírito de Elias se fez presente em João Batista. (CNBB)
O
Profeta Elias foi aquele que, na sua época, lutou contra os profetas de Baal na
tentativa de restabelecer o culto a Javé e reconduzir os corações do povo para
Deus. Assim também era a função de João Batista, que deveria pregar a conversão
para preparar um povo disposto para a vinda de Jesus. Neste sentido, João
Batista realiza a promessa da volta de Elias, que não foi a sua ressurreição ou
reencarnação ou ainda a carruagem de fogo o trouxe de volta do alto, mas o
profetismo segundo o espírito de Elias se fez presente em João Batista. Os
mestres da Lei prenunciavam a vinda de Elias como sinal de realização das
esperanças messiânicas. Esta doutrina fundava-se na crença de que haveria uma
restauração gloriosa de Israel, por obra do Messias. Este triunfalismo foi
questionado por Jesus. A tarefa atribuída ao profeta Elias – "colocar tudo
em ordem" – fora desempenhada por João Batista. Sua vida humilde e
ascética impediu que os triunfalistas o reconhecessem. Só os simples foram
capazes de perceber a importância da pregação do Precursor, e se deixaram
batizar por ele, confessando seus pecados, dispostos a se converterem. O
destino cruel reservado ao Batista revelou a leviandade dos esquemas religiosos
e políticos de seu tempo. Esperando uma manifestação espalhafatosa de Deus, que
a eximisse da responsabilidade de estar sempre vigilante e em discernimento, a
liderança religiosa fez-se surda aos apelos de quem exigia dela uma decisão
responsável e livre. Desta forma, ela desprezou a oportunidade oferecida por
Deus. O caminho trilhado por Jesus foi idêntico ao do Batista. Despojado de
qualquer pretensão mundana, fez-se solidário com os pobres e marginalizados, os
deserdados deste mundo. Por isso, quem cultivava a mesma mentalidade
triunfalista dos adversários do Batista jamais poderia confessá-lo como
Messias. Só quem entendia que a obra de Deus acontece na contramão da
mentalidade humana estava em condições de tornar-se discípulo. (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)
SANTO DO DIA:
São João Roberts - Mártir - 10 de
dezembro
Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet
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