Pular para o conteúdo principal

Santo André - Apóstolo e Mártir - 30 de Novembro

Nós vos suplicamos, ó Deus onipotente, que o apóstolo santo André, pregador do evangelho e pastor da vossa Igreja, não cesse no céu de interceder por nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Santo André, um homem generoso, disposto, entusiasta. Era filho de Jonas de Betsaida, irmão menor de Simão Pedro, nasceu em Betsaida/Palestina às margens do Mar da Galiléia no início do século I. Foi discípulo de João Batista, junto ao qual conheceu o apóstolo João e com ele foram os primeiros a seguir Jesus, a quem em seguida levou seu irmão Pedro. Suas intervenções no grupo dos apóstolos são poucas, mas significativas. 

1.   João 6,9 O milagre da multiplicação dos pães: Foi André que levou a Jesus a pessoa que tinha cinco pães e dois peixes.
2.   Marcos 13,3-4 Um discurso escatológico: A pergunta de André leva Jesus a falar das coisas que acontecerão no fim dos tempos.
3.   João 12,20-22 A missão do verdadeiro messias: Juntamente com Felipe, André deu esperanças aos pagãos que queriam estar com Jesus.
4.   João 1,41-42 Nós encontramos o Messias: Com essas palavras André apresenta a seu irmão Pedro o Salvador, “Jesus”. Podemos dizer que André ao apresentar Simão Pedro a Jesus tornou-se o primeiro missionário da história cristã.

Santo André foi o primeiro a reconhecer Jesus como o “Messias” e também foi ele quem primeiro assumiu o papel de discípulo missionário, quando apresentou seu irmão Pedro a Jesus. André tornou-se um fiel seguidor de Jesus, largou tudo e passou a morar com Jesus em Cafarnaum.

Santo André participou da vida publica de Jesus, estava presente na última ceia, viu o Cristo Ressuscitado, testemunhou a Ascensão e recebeu o primeiro Pentecostes. Ajudou a sedimentar a Igreja de Cristo a partir da Palestina, mas as localidades e regiões por onde pregou não sabemos com exatidão.

Alguns historiadores citam que depois de Jerusalém foi evangelizar na Galiléia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente, na Grécia. Nessa última, formou um grande rebanho e pôde fundar a comunidade cristã de Pátras, na Acaia, um dos modelos de Igreja nos primeiros tempos. Mas foi lá, também, que acabou martirizado nas mãos do inimigo, Egéas, governador e juiz romano local.

Santo André exerceu seu ministério apostólico na Grécia e na Ásia Menos, seu desejo de evangelizar o levou até o rio Volga e Kiev, e por esse motivo hoje é o santo padroeiro de diversas localidades - Rússia, Romênia, Escócia, Grécia, Sicília, Ucrânia... Morreu como mártir na cidade de Pátras no ano 60, preso a uma cruz em forma de “X”, conhecida como “Cruz Decussata”, que se popularizou como “Cruz de Santo André”. O Papa Paulo VI em 1964, restituiu a Igreja do Oriental as relíquias do Santo que hoje se encontram em Pátras na Igreja de Santo André.

Fonte: Missal Cotidiano - Wikipédia - Edições Paulinas
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...