Quem é Jesus? - Pe. Paulo Bazaglia

A pergunta que Jesus fez aos discípulos se dirige a nós hoje:

“E vocês, quem dizem que eu sou?”

Pedro responde corretamente, proclamando sua fé em Jesus como o Messias. O problema, porém, é o que Pedro entendia por Messias. O Evangelho de Marcos, aliás, mostra a constante dificuldade dos discípulos em compreender a vida e a missão de Jesus. Pedro repreende Jesus, porque para ele era inadmissível um Messias que sofreria, seria rejeitado, condenado e morto. Pois, afinal, os judeus esperavam um Messias que viesse com o poder de Deus para tomar o poder dos romanos e restabelecer à força o reino de Israel. 

Jesus repreende Pedro, convidando-o a pôr-se no seu devido lugar, o lugar do discípulo que segue o Mestre e aprende, ao invés de estar adiante e fazer de Jesus a resposta a seus próprios anseios triunfalistas. Seguir Jesus, em vez de ser adversário (satanás), é assumir com ele a missão de doar a própria vida, de entregar-se às últimas consequências na cruz, perdendo a vida para salvá-la. Carregar a própria cruz é vencer o egoísmo e seguir o Mestre que carrega a cruz, a fim de que nosso compromisso e sofrimento aliviem o sofrimento de outros.

A incompreensão dos discípulos de então é algo atual, quando pensamos como é fácil cair na tentação de moldar Jesus segundo os próprios interesses, buscando uma religião de espetáculos e aparências, quando a cruz do Mestre nos fala de rejeição, perseguição e entrega da vida nas ações do dia a dia.

Jesus é o Messias que se doa a todos, sobretudo aos menores e sofredores, assumindo as consequências da missão. O discípulo participa da missão de Jesus assumindo a cruz, cruz que é consequência concreta e não princípio. Porque a cruz como princípio é outra tentação, que levaria a buscar o sofrimento pelo sofrimento. O Mestre nos quer participantes de sua missão, não sofredores sem causa. Jesus nos quer discípulos seus, com uma vida que se doa, ganha sentido e se plenifica no seio do próprio Deus.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp

Fonte: paulus.com.br
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica


Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica