Evangelho Comentado do Dia 15/10/2016 sábado 28ª Semana do Tempo Comum


Oração do Dia: Ó Deus, que pelo vosso Espírito fizestes surgir santa Teresa para recordar à Igreja o caminho da perfeição, dai-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Primeira Leitura: Carta de São Paulo aos Efésios 1,15-23

Irmãos, desde que soube da vossa fé no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, não cesso de dar graças a vosso respeito, quando me lembro de vós em minhas orações. Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa nomear não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.  - Palavra do Senhor. 

Comentário: Não se pode deixar de confrontar esta passagem com as afirmações de um "novo cristianismo", que se pretende evangélico, mas não eclesial. Rejeita-se a Igreja tal como existe hoje, com suas estruturas e limitações. A Igreja é "o corpo de Cristo, plenitude daquele que tudo recapitula abundantemente". E, por outro lado, um corpo em processo de crescimento, "para chegar a constituir este Homem perfeito que realiza a plenitude do Cristo" (Ef 4,13). Portanto, um corpo sujeito às crises que caracterizam o desenvolvimento de qualquer ser vivo. Crises também trágicas, por vezes. Mas a plenitude de Cristo só se encontra aí, apesar de tantas limitações. (Missal Cotidiano)

Salmo: 8,2-3a. 4-5. 6-7 (R. 7)
Vós destes o domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes.

Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo! Desdobrastes nos céus vossa glória com grandeza, esplendor, majestade. O perfeito louvor vos é dado pelos lábios dos mais pequeninos.

Contemplando estes céus que plasmastes e formastes com dedos de artista; vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos: "Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?"

Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12,8-12

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. Mas aquele que me renegar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer". - Palavra da Salvação.

Comentários:

Durante o trabalho evangelizador, sempre somos assistidos pelo Espírito Santo. Somente com a sua ação é que podemos ser verdadeiras testemunhas de Jesus e o nosso trabalho pode produzir frutos que permanecem para a vida eterna. O Espírito Santo nos dá coragem e sabedoria para que possamos testemunhar Jesus e permanecer fiéis a ele até mesmo nos momentos mais difíceis. A história da Igreja está repleta de exemplos de santos e santas que, no momento do martírio, foram fiéis ao Espírito Santo e, além do derramamento de sangue, nos deixaram belas páginas sobre o amor a Deus. (CNBB)

Jesus procurou inculcar nos seus discípulos uma confiança total na ação do Espírito Santo. Tal confiança seria necessária, em vista dos desafios que iriam encontrar no exercício da missão, e da consequente exigência de uma corajosa confissão da fé. O Espírito Santo ajudá-los-ia a encontrar a palavra correta, quando fossem levados aos tribunais. Movidos por esta força divina, estariam em condições de testemunhar, com ousadia, a própria fé. A esta palavra de conforto segue uma outra, de séria advertência. Aí do discípulo que fraquejar e, numa hora de aperto, renegar sua fé, por não estar aberto à ação do Espírito. Suas perspectivas de discípulo infiel serão sombrias e preocupantes: o Filho do Homem irá renegá-lo, quando comparecer diante de Deus. Tratando-se de recusa a deixar-se mover pelo Espírito Santo, seu gesto será considerado blasfêmia contra ele. E para este pecado não se prevê perdão. Quem conhece Jesus apenas em sua dimensão humana, não chegando a aderir a ele pela fé e tornar-se seu discípulo, e até mesmo vir a falar contra ele, poderá ser perdoado. Tudo se passa diversamente com quem é discípulo, que chegou a reconhecer a messianidade de Jesus e sua íntima união com o Espírito Santo, por meio do qual opera milagres. Se disser algo contra Jesus, terá também proferido uma blasfêmia contra o Espírito Santo que age nele. Portanto, renegar Jesus é também renegar o Espírito; deixar-se instruir pelo Espírito é predispor-se para dar testemunho corajoso de Jesus. (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)

Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica