A fé se torna ação de
graças
O anúncio do reino de Deus é anúncio de salvação, proclamado
não só com a palavra, mas também com ações.
Os milagres confirmam o triunfo do Espírito sobre satanás, e
é por isso que Jesus, investido do Espírito, entra em luta com satanás no
deserto. O Cristo é o homem forte, que, lutando arduamente, tira ao espírito do
mal aquilo que ele usurpou. Jesus inaugura o reino messiânico destruindo a obra
do adversário.
Os milagres entram, pois, na perspectiva da inauguração do
reino messiânico. Por seu conteúdo, o milagre é antecipação do reino
escatológico, que só será revelado definitivamente quando o último inimigo, a
morte, for vencido. Os milagres, com algumas exceções e por razões que é fácil
compreender, são vivificações; por isso, profetizam a vivificação definitiva; a
vida eterna. Por meio do milagre, o poder vivificador de Deus irrompe no tempo.
Insere-se num mundo que declina para a morte. O milagre é uma ruptura na orientação
normal das coisas, e essa ruptura no
atinge como sinal de transcendência. No intervalo do tempo, os milagres
são penhor da realidade futura. Realçam concretamente a eficácia invisível da
Palavra de Salvação" (Duquoc).
Manifestam a gratuidade essencial; dizem claramente que a
salvação não é uma conquista humana, mas um dom de Deus; visam a suscitar a fé
na pessoa de Jesus e fazer brotar ação de graças.
A ação de graças não é simples
reconhecimento humano...
A mensagem das leituras deste domingo não é, portanto,
simples ensinamento sobre o dever moral do reconhecimento humano.
Naaman, o sírio, passa da cura à fé: não reconhece mais
outro Deus senão o Deus de Israel (1ª leitura).
O leproso do evangelho volta, "louvando a Deus em alta
voz". O milagre lhe abriu os olhos para o sentido da missão e da pessoa de
Jesus. Dá graças a Deus, não tanto por ter sido satisfeito seu desejo de cura,
mas porque compreende que Deus está em Jesus e nele atua. Reconhece que Cristo
é o Salvador em quem Deus opera não só a salvação do corpo, mas a do homem
todo. Isto é fé. Em Jesus, vê manifestar-se a glória de Deus (evangelho).
Por isso, Lucas conclui a narrativa com a palavra de Jesus:
"Levanta-te e vai; tua fé te salvou".
Salvou-o não só da lepra, mas salvou-o no sentido cristão do
termo. A salvação da lepra é apenas sinal de outra salvação.
...mas um ato de fé
A ação de graças do leproso curado nasce, pois, antes de
tudo, da fé e não da utilidade; é contemplação jubilosa e gratuita do amor
salvador de Deus, mais do que alegria pela saúde readquirida.
Só num segundo tempo inclui o reconhecimento, mas não o
simples e cortês agradecimento por um beneficio recebido.
O evangelho não nos quer dar uma lição de boas maneiras;
quer dizer-nos que a ação de graças é a atitude fundamental do homem que
descobriu, na fé, que sua salvação provém só da ação de Deus em Cristo.
Gratidão e eucaristia
Se gratidão humana e ação de graças divina não se
identificam, é porém verdade que há continuidade entre uma e outra.
Quando as relações pessoais se baseiam unicamente na
utilidade e no prazer é muito difícil abrir-se à contemplação do amor gratuito
de Deus. A mentalidade utilitarista e egocêntrica desvirtua os atos religiosos.
Se tivermos perdido o senso do gratuito, se só agimos movidos pela esperança de
algo ou pelo direito à recompensa, muito provavelmente não poderemos ter a
experiência da eucaristia.
O homem de hoje precisa descobrir o sentido do receber para
abrir-se ao agradecimento.
A eucaristia não é tanto uma lei a observar para ter a
consciência em dia, nem apenas o alimento da comunhão fraterna. É, como diz o
termo, ação de graças sem outra utilidade, sem outro fim senão ela mesma; é a
alegria que brota da contemplação do Deus que é grande no amor, que nasce da
descoberta de sermos salvos gratuitamente.
·
Primeira Leitura:
Segundo Livro dos Reis 5,14-17
·
Salmo: 97,1.2-3ab.3cd-4
(R.cf 2b)
·
Segunda Leitura:
Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 2,8-13
·
Evangelho:
de Jesus Cristo segundo Lucas 17,11-19
Fonte:
Missal Dominical (Paulus)
Foto retirada da internet
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Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
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