Sem oração, não há Salvação - Igreja Católica

Os teólogos, como São Basílio, São João Crisóstomo, Clemente de Alexandria e outros, como o próprio Santo Agostinho, ensinam que a oração para os adultos é necessária, não somente por ser um mandamento de Deus, mas também por ser um meio necessário para a salvação.

Isso quer dizer que, segundo a ordem comum da Providência, é impossível que um cristão se salve sem pedir as graças necessárias para a sua salvação.

O mesmo ensina São Tomás:Depois do Batismo, a oração contínua é necessária ao homem para poder entrar no Céu. Embora sejam perdoados os pecados pelo Batismo, sempre ainda ficam os estímulos ao pecado, que nos combate interiormente, o mundo e os demônios que nos combatem externamente”.


A razão alegada pelo Doutor Angélico, e que nos deve convencer da necessidade da oração, é a seguinte: “Para nos salvar, devemos combater e vencer”. “Aquele que combate nos jogos públicos não será coroado se não combater legitimamente” (1Tm 2,5).

Sem o auxílio de Deus, não poderemos resistir a tantos e tais inimigos. Ora, este auxílio divino só se consegue pela oração. Logo, sem oração, não há salvação.

A oração é o caminho ordinário para receber os dons de Deus.

Que a oração é o único meio para se receber as graças divinas, de um modo mais claro o confirma o mesmo santo Doutor, quando diz que todas as graças que o Senhor, desde toda a eternidade, determinou conceder-nos, não quer concedê-las a não ser por meio da oração.

A mesma coisa ensina São Gregório: “Pela oração, merecem os homens receber o que Deus, desde a eternidade, determinou conceder-lhes”.

A oração é necessária, diz Santo Tomás, não para que Deus conheça as nossas necessidades, mas para que nós fiquemos conhecendo a necessidade que temos de recorrer a Deus, para receber oportunamente os socorros da salvação”.

“Assim reconhecemos Deus como único Autor de todos os bens, a fim de que (são palavras do Santo) nós conheçamos que necessitamos recorrer ao auxílio divino e reconheçamos que Ele é o autor dos nossos bens”.

Assim como o Senhor quis que, para sermos providos do pão e do vinho, semeássemos a vinha, assim quis que recebêssemos as graças necessárias para nos salvar por meio da oração. “Pedi e dar-vos-á; buscai e achareis” (Mt 7,7).

Fonte: “A Oração” – Santo Afonso de Ligório.
aascj.org.br (Todos os santos concordam: a Oração é necessária!)
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica