Prefácio de Maria - Ofício da Festa – Glória
Cor: Branco - Ano “C” Lucas
Antífona: Celebremos
com alegria o nascimento da virgem Maria: por ela nos veio o sol da justiça,
Cristo, nosso Deus.
Oração do Dia: Abri, ó Deus, para os vossos servos e servas os tesouros da
vossa graça: e, assim como a maternidade de Maria foi a aurora da salvação, a
festa do seu nascimento aumente em nós a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
Primeira Leitura: Profecia de
Miquéias 5,1-4a
Assim diz o Senhor: 'Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os
mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua
origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. Deus deixará seu
povo ao abandono, até o tempo em que a mãe der a luz; e o resto de seus irmãos
se voltará para os filhos de Israel. EIe não recuará, apascentará com a força
do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em
paz, pois ele agora estenderá o poder até os confins da ferra, e ele mesmo será
a paz. - Palavra do Senhor.
Comentário: A dinastia tem de resgatar
seus humildes começos; não Sião, mas Belém, chamada também de Éfrata (1Sm 17,
12; Sl 132, 6). A “origem antiga” pode remontar à genealogia do final de
Rute. Quando Mateus aplica este
versículo ao Messias, muda ou lê “não és a menor” (Mt 2,6), sem contradizer o
que implica o original. A tradição cristã, prolongando a sugestão de Mateus,
leu neste versículo a origem eterna do Messias. A restauração anunciada tem um
momento previsto, que o profeta só pode propor num enigma. Suas duas peças se
referem ao crescimento do povo por dois fatores: porque as mulheres voltam a
dar à luz, porque os desterrados voltam a reunir-se com seus irmãos (cf. Is
7,14; 9, 5 e 10, 21s). Aquela que dá à luz é qualquer mulher judia, e também a
capital personificada como matrona. Os que voltam podem ser os israelitas do
reino do Norte ou os judeus depois de um desterro previsto. “Mãe” e “irmãos”
imprimem a esta profecia um tom familiar. Os falsos profetas rejeitam a visão
humilde de Miquéias, aplicando o esquema de Is 14, 24-27. Os pastores serão
capitães, a vitória será obtida pelas armas e a Assíria será submetida à
vassalagem, mesmo que encarne o legendário Nemrod, caçador e guerreiro. (Gn 10,
8-12) (Comentário Bíblico, Edições Loyola, 1999)
Salmo: 70(71),6; Sl
12(13),6 (R. Is 61,10)
Exulto de
alegria no Senhor.
Sois meu apoio
desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo: para vós o
meu louvor eternamente!
uma vez que confiei
no vosso amor, meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante
pelo bem que me fizestes!
Evangelho de Jesus
Cristo segundo Mateus 1,1-16.18-23
Abraão gerou lsaac; lsaac gerou Jacó; Jacó gerou
Judá e seus irmãos. Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou
Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson
gerou Salmon; Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe
era Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela
que tinha sido mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias
gerou Asa; Asa gerou Josafá, Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou
Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias;
Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo
do exílio da Babilônia. Depois do exílio
na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim;
Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc;
Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud;
Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matá; Matá gerou Jacó. Jacó gerou
José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.
A origem de Jesus foi assim: Maria, sua mãe, estava
prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida
pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo
denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso,
eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, filho
de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu
pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de
Jesus, pois ele vai salvar seu povo dos seus pecados". Tudo isso aconteceu
para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: "Eis que a virgem
conceberá e dará à luz um filho, ele será chamado pelo nome de Emanuel, que
significa: Deus está conosco. - Palavra
da Salvação.
Comentários:
Jesus
se insere na história da humanidade e, ao fazê-lo, também passa a ter uma
história. Ele é verdadeiramente homem e assume em tudo a condição humana, menos
o pecado. Ao comemorarmos o nascimento da Virgem Maria, estamos comemorando um
fato da história do próprio Cristo, pois o seu nascimento está condicionado ao
dela, uma vez que ele é seu descendente, já que ela é sua mãe. Com isso,
podemos perceber o Senhor da história se inserindo e agindo na própria história
da humanidade, para nela realizar o seu plano de amor e salvação. (CNBB)
A
genealogia de Jesus contém elementos importantes para a correta compreensão de
sua identidade. Seu objetivo é mostrar a inserção de Jesus na história do povo
de Israel e fazer sua presença, na história humana, ligar-se com a longa
história da salvação da humanidade. Jesus, portanto, é apresentado como
verdadeiro homem e não como um ser estranho, vindo do céu, não se sabe bem
como. A sucessão de gerações, que prepara a vinda do Messias Jesus, é um
retrato da humanidade a ser salva por ele. Repassando a lista de nomes,
encontramos gente de todo tipo: piedosos e ímpios, pessoas de comportamento
correto e gente de vida não recomendável, operadores de justiça e indivíduos
sem escrúpulos no trato com os semelhantes, judeus e estrangeiros, homens e
mulheres. Todos eles formam o substrato humano no qual nasceu Jesus. Esta é a
humanidade carente de salvação, para a qual ele foi enviado pelo Pai. Jesus,
porém, é apresentado como dom salvífico do Pai para a humanidade. O fato da
concepção virginal aponta nesta direção. Quando a lista chega em José, diz-se
que ele é o esposo de Maria da qual nasceu Jesus. A sucessão pela linha
masculina é rompida, ficando implícito que o Pai de Jesus é o próprio Deus. Ou
seja, a salvação não é obra do ser humano. Ela é oferecida pelo Pai por meio do
Messias Jesus. (Padre Jaldemir
Vitório/Jesuíta)
Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet
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