Cores Litúrgicas da Igreja Católica

Quando vamos à Igreja, notamos que o altar, o ambão e até mesmo a estola usada pelo sacerdote combinam todos com uma mesma cor. Percebemos também que a cor varia dependendo da celebração. Se acontecer de, no mesmo dia, formos a duas igrejas diferentes comprovaremos que ambas utilizam a mesma cor.

Dessa forma, concluímos que as cores possuem algum significado para a Igreja. Na verdade, a cor usada em certo dia é válida para toda a Igreja, que obedece a um mesmo calendário litúrgico. Conforme a missa do dia - indicada pelo calendário - fica estabelecida determinada cor.

Mas o que simbolizam essas cores?

Verde: Simboliza a esperança que todo cristão deve professar. Usada nas missas do Tempo Comum.

Branco: Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo. Usada na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor (exceto as da Paixão), de Nossa Senhora e dos Santos não-mártires. Nos dias festivos, em substituição ao branco pode ser usado o amarelo ou mais especificamente o dourado.

Vermelho: Simboliza o fogo purificador, o sangue e o martírio. Usada nas missas de Pentecostes e santos mártires, no domingo da Paixão (domingo de Ramos) e na sexta-feira santa.

Roxo: Simboliza a preparação, penitência ou conversão. Usada nas missas da Quaresma e do Advento.

Rosa: Simboliza a alegria dentro de um tempo destinado à penitência. Pode ser usado no 3º domingo do Advento (Gaudete) e no 4º domingo da Quaresma (Laetare).

Preto: Também em desuso, simboliza a morte. Usada em funerais, vem sendo substituída pela cor Roxa.

Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica