O Semeador - Parábola Igreja Católica

A Parábola do Semeador (Mt 13,1-9.18-23)

Naquele dia, Jesus saiu de casa, e foi sentar-se às margens do mar da Galiléia. Numerosas multidões se reuniram em volta dele. Por isso, Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé na praia. E Jesus falou para eles muita coisa com parábolas: O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os passarinhos foram e as comeram. Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. Porém, o sol saiu, queimou as plantas, e elas secaram, porque não tinham raiz. Outras sementes caíram no meio dos espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e renderam cem, sessenta e trinta frutos por um. Quem tem ouvidos, ouça!


Ouçam, portanto, o que a parábola do semeador quer dizer: Todo aquele que ouve a Palavra do Reino e não a compreende, é como a semente que caiu à beira do caminho: vem o maligno e rouba o que foi semeado no coração dele. A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a Palavra, e logo a recebe com alegria. Mas ele não tem raiz em si mesmo, é inconstante: quando chega uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, ele desiste logo. A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a Palavra, mas a preocupação do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a Palavra, e ela fica sem dar fruto. A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a Palavra e a compreende. Esse com certeza produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta por um.

Vamos refletir?

Nós sabemos que Jesus é o semeador e que a semente é a sua Palavra. Jesus deixa claro ao falar por parábolas que somente os que estão dispostos a mudar radicalmente o seu modo de pensar e agir serão capazes de compreender sua mensagem. Será que nós já compreendemos?

Na explicação da parábola nos é mostrado quatro categorias de cristão, vejamos onde nos enquadramos.

Cristão Ping-Pong: Hora está do lado de Deus, hora do lado das facilidades do mundo.

Cristão Fogo de Palha: Vive em busca de novidades, abraça todas as causas, mas não conclui nenhuma.

Cristão Pessimista: Aquele que mesmo tendo o conhecimento do poder de Deus, continua achando que está só no mundo.

Cristão Tô contigo e não abro: Aquele que mesmo diante dos tropeços da vida, da incerteza do amanhã, entrega-se completamente nas mãos do Criador confiando no seu amor e na sua misericórdia.

Agora caro amigo(a), use e abuse do comentário, expresse sua opinião e se quiser crie novas categorias de cristão.

Texto: Ricardo e Marta
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica