Pular para o conteúdo principal

O que é parábola? - Igreja Católica Tirando Duvidas

Parábolas são pequenas histórias que incorporam elementos do dia a dia, e que tem como finalidade transmitir um ensinamento, uma verdade, em uma linguagem de fácil compreensão. Quando queremos nos fazer entender é necessário que as nossas colocações estejam no mesmo nível de entendimento daqueles que estão nos ouvindo.

Só a titulo de exemplo suponhamos que Rui Barbosa fala-se a uma criança do ensino fundamental: “bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa”. Será que ela entenderia? Eu não entendi, e você? 

Foi justamente por interagir com pessoas de todos os níveis que Jesus utilizou-se das parábolas, para que se tornasse claro os seus ensinamentos. Uma das características principais nas parábolas – com algumas exceções - era serem curtas, para facilitar ainda mais o entendimento.

Podemos classificar as parábolas em três tipos: - “Reais: que descreve fatos da vida cotidiana; - História: fato centralizado em uma pessoa e que aconteceu no passado; e Ilustrações: que trazem um exemplo a ser seguido.

Na pedagogia de Jesus o entendimento das parábolas não estava ligado ao nível cultural, e sim, a abertura ao ensinamento que Ele veio trazer. Podemos observar que em alguns casos nem os próprios discípulos, seguidores mais íntimos de Jesus conseguiam entender o que Ele falava. O que nos leva a acreditar que não podemos ler as escrituras esperando um entendimento “preto no branco”, uma resposta direta as nossas inquietações, é necessário deixar maturar em nosso coração.

A mesma regra se aplica a nós, quando resolvemos abrir a Bíblia para nos debruçarmos sobre uma leitura, devemos primeiro abrir o nosso coração, para que o Espírito Santo venha nos dá a simplicidade necessária para aceitar as verdades contidas nas palavras simples do carpinteiro.

Texto: Ricardo e Marta
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...